Cannes, objetivo e a comunicação organizacional

Você já acessou os filmes premiados em Cannes 2016? Acesse, existem coisas a prendermos com eles

Profa Dra Nanci Maziero Trevisan – Agosto de 2016

O Festival de Cannes tem sido muito criticado pela quantidade de premiações que entrega, pelo preço das inscrições, porque tem agências que criam campanhas fake apenas para participar do festival e outras criticas como de Washington Olivetto (WMcCann): “prêmios eram essencial, hoje são o detalhe”. De qualquer forma o festival segue com sua importância no mercado publicitário mundial, especialmente como vitrine para agências, mais do que para anunciantes, embora apregoe o sucesso e resultados alcançados por muitas campanhas ao elaborarem o “case study”.

Mas, qual o impacto destas premiações junto aos anunciantes, digamos, comuns, ordinários, aquele do dia-a-dia que paga nossas contas em território nacional?

Primeiro, INSPIRAÇÃO, sem dúvida, é sempre bom assistir a um filme criativo e com uma proposta inovadora.

Segundo, padrão de QUALIDADE, mesmo quando nosso budget é infinitamente menor do que aquele dos anunciantes premiados é saudável primar pela qualidade do trabalho realizado.

Terceiro, OBJETIVO CLARO, mais do que campanhas mais premiadas[i], observamos que todas têm um objetivo que fica claro no filme, seja polêmica que gera visibilidade (McWhopper), a demonstração do produto e suas aplicações (The field trip to mars), a importância do exame de câncer de mama (Manboobs), e a atração ao Instituto de Arte de Chicago com o quarto do pintor Van Gogh em parceira com o Airbnb, etc

Todas as campanhas premiadas tiveram, aparentemente, um objetivo inicial claro que levou as agências a encontrarem caminhos criativos, mas também eficientes e eficazes para seus clientes.

Creio que esta seja a lição mais importante. Com um budget significativo ou não, podemos SIM aplicar estes três aspectos no nosso dia-a-dia: inspiração, qualidade e propósito, especialmente este último que implica em saber claramente, seja como agência ou anunciante, qual o OBJETIVO da comunicação. Saber o que queremos já é um excelente ponto de partida para uma boa campanha publicitária, seja ela de que porte for.

Mas, vou confessar, que dá uma pontinha de inveja, dá!


[i] Campanhas mais premiadas 2016 – Jornal Meio & Mensagem , 04 de julho de 2016:

1º “McWhopper”( https://www.youtube.com/watch?v=BrKtAYaaDb4)  da Y&R NZ;

2º “The field trip to mars” (https://www.youtube.com/watch?v=CWClyQkA32s) ;

3º “Manboobs” (https://www.youtube.com/watch?v=fz4c9zrVZZk) ;

4º “The Next Rembrandt”( https://www.youtube.com/watch?v=zmvTcY_HEtk) ;

5º “Survival Billboard” (https://www.youtube.com/watch?v=Tcx29R3e_Co) ;

6º “Van Gogh BNB” (https://www.youtube.com/watch?v=oyJQNuAppE8) ;

7º “#ouptoutside” (https://www.youtube.com/watch?v=lMsxrJeJ8lU) e

8º “The Swedish Number” (https://www.youtube.com/watch?v=mtb3f_NAmK0) ;

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