Publicação original em 31 de maio de 2021 no LinkedIn
Presença Digital é algo que toda marca, produto e serviço almeja desesperadamente hoje em dia, abrindo a oportunidade para dúzias de empresas, agências de propaganda, de marketing digital e tantos profissionais que afirmam ter a fórmula para que sua marca ganhe visibilidade na web e conquiste o engajamento do consumidor. Isto é ótimo!
Mas, no geral, tenho a sensação de que estamos correndo em círculos, tomando decisões às cegas e, muitas vezes, nos esquecendo do essencial: planejamento! OK, estamos em pandemia, o mercado tá uma loucura, a economia idem, e o cenário não se comporta como normalmente faria, inclusive porque o consumidor vê seu poder aquisitivo reduzido drasticamente. Aí você pensa: não dá tempo de planejar.
Estamos em um momento de “apagar incêndios” e fazer o melhor que for possível, mas, será que não estamos sempre agindo desta forma nas empresas? Faz anos que o quadro de colaboradores vem sendo reduzido, que você assumiu a responsabilidade de um colega que foi desligado e que o Brasil passa por dificuldades, então, apagar incêndios não parece novidade para você. Nem para outras empresas.
A ideia é que, justamente nestes momentos, a empresa que tem muito claro para si: quem é a persona com quem deseja se relacionar, quais são os melhores canais de vendas e comunicação para essa persona, como é a jornada de compras e quais são os pontos de contato, entende quais as melhores oportunidades para entrar em contato com esta persona ao longo de sua jornada de forma a auxíliá-lo no processo e torna-se mais certeira em suas decisões. Reconheceu do que estamos falando? Isso mesmo: planejamento.
Quanto ao plano de mídia, vimos o crescimento em 2020 do peso da internet no bolo publicitário, o que já era esperado desde o início do século XXI, as projeções estimavam que a internet deveria superar todos os outros meios em investimento, e estamos avançando. Além disso, vimos a ampliação da relevância das mídias espontâneas e próprias, além da importância de atuar com uma publicidade mais responsiva e lean (baseada no respeito ao usuário e, dando a ele, controle e escolha).
Os melhores resultados sempre serão alcançados com planejamento estratégico de comunicação e mídia, ou seja, pensando estratégicamente a mídia, alinhando e integrando as diversas ferramentas de comunicação, além de buscar o equilíbrio entre as mídias paga, espontânea e própria. Formatos, criatividade, oportunidades, tudo isso depende de pensar a comunicação e a mídia de uma empresa/marca com visão de conjunto, parcimônia e visando o alcance dos objetivos de marketing e comunicação.
Parece redundante? O cenário atual mostra que não.