Metodologia

Metodologia científica é sempre um desafio, seja para pós-graduandos ou graduandos, compreender onde seu projeto de pesquisa de encaixa em termos de correntes de pensamento, contextos de produção, processos e métodos. A pesquisa em comunicação apresenta desafio adicional em virtude da confluência de caminhos diversos e da intersecção de áreas de conhecimento.

Há 24 anos como docente e, agora, produzindo conteúdo didático, busco sempre caminhos de síntese do conhecimento que facilite ao aluno uma visão abrangente do conteúdo. Infográficos, tabelas, gráficos, imagens são recursos que contribuem muito para este objetivo.

O que nos move como content creator é “produzir conteúdo pertinente e de qualidade que possa contribuir para o desenvolvimento da pessoa em suas diversas competências e habilidades”.

Sobre as correntes de pensamento em comunicação, Lopes e Moura (2016) traçam três grandes correntes de pensamento que inspiram as pesquisas em comunicação, chamadas de abordagem metodológica ou metodologia: empirista, fenomenológica e pragmatista, destacadas no quadro 1. Sobre as condições de produção, Lopes (2004) destaca três grandes contextos, que podem ser conferidos no quadro 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *